QUAL É PRAZO PARA GUARDA DE DOCUMENTOS CONTÁBEIS E FISCAIS?
QUAL É PRAZO PARA GUARDA DE DOCUMENTOS CONTÁBEIS E FISCAIS?
A guarda de documentos fiscais e contábeis é uma prática bastante conhecida das empresas. Porém, nem por isso, ela é realizada de maneira adequada, já que muitos gestores sequer conhecem os prazos relacionados ao assunto.
Por que o prazo de guarda de documentos é importante?
Para que seja possível apresentar uma série de informações exigidas pelos órgãos fiscalizadores, a guarda de documentos fiscais permite a comprovação da situação contábil da instituição ao Fisco.
Conheça o prazo de guarda dos principais documentos
O prazo de guarda de documentos fiscais e contábeis pode variar de acordo com a situação. Por isso, ter um contador preparado e de confiança é primordial para auxiliar nessa tarefa.
Os livros fiscais de toda empresa, independentemente, do seu porte ou segmento, devem ser conservados durante 5 anos, contados a partir do fato gerador, seja para ICMS, IPI ou ISS.
A propósito, vale reforçar que para notas fiscais, 5 anos mais o ano vigente é o prazo para a guarda. Para Notas Fiscais Eletrônicas, o período estabelecido é o mesmo dos documentos físicos.
Dessa maneira, além de manter a saúde financeira do seu negócio em dia, você evita muitos transtornos, como aplicações de multas e outros tipos de sanções.
Portanto, esteja sempre atento àquilo que a legislação estabelece. Conte com o suporte de profissionais experientes e procure se manter informado, em caso de dúvida fale conosco: adm@rfx.cnt.br
Entregamos resultado, transformamos o futuro!